Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu “ah, isso é dor de crescimento” quando uma criança reclama de dor nas pernas.
Por isso, hoje resolvemos falar um pouco sobre o tema.
O primeiro fato é: a dor NÃO É MITO. Ela existe, sim, e é denominada Doença de Osgood-Schlatter, ocorrendo em idade escolar, especialmente entre os 3 e 10 anos de idade.
A criança sente dor nas pernas, normalmente logo abaixo dos joelhos, embora possa se estender até a região dos tornozelos.
Os sintomas são causados por conta do crescimento da criança?! Bom, isso sim É MITO.
Ela ficou conhecida assim, porque lá no passado, quando não havia recursos suficientes para pesquisas e estudos, quaisquer dores nos ossos e articulações eram atribuídas ao processo de crescimento.
Hoje em dia, o sintoma está está relacionado à fadiga muscular e, por isso, acomete com maior frequência as crianças mais ativas, que correm mais do que andam.
Com isso, recomenda-se:
Apesar de ser uma dor mais comum nos dias que as crianças não para, procure um especialista;
Faça o uso de analgésico apenas em último caso (crianças não devem ser medicadas sem que haja necessidade), para aliviar as dores massageie a região, com ajuda de um óleo ou creme hidratante, para ajudar a relaxar os músculos e articulações. Colocar uma compressa gelada, por cerca de vinte minutos, também ajuda.
Esse tipo de dor pode vir acompanhado de outros sintomas como manchas avermelhadas ou escuras no local da dor, febre, vômito, diarreia ou perda de apetite. Não ignore-os. Nesses casos, é ainda mais importante procurar um médico!