logo

Espaço Saúde

🎾O tênis é um esporte bastante praticado no mundo principalmente nos Estados Unidos e Europa e, nos últimos anos, vem crescendo no Brasil e em diversos países.

Devido ao aumento consequentemente, o número de lesões também aumenta. Elas podem resultar em diminuição do rendimento ou até afastamento da quadra e dos treinos por longos períodos.

👉As lesões de joelho são muito frequentes, estudos mencionar lesões no ligamento colateral lateral (LCL) e do menisco medial são mais frequentes no tênis em comparação a outras modalidades. A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) também possui incidência relevante, com 10% a 13% de todas as lesões que ocorrem no joelho.

Nós sabemos que o LCA é um dos principais responsáveis pela estabilidade do joelho, principalmente nos movimentos rotacionais, ele fica intra-articular no joelho, unindo a tíbia (osso da “canela”) ao fêmur (osso da coxa).

A lesão resulta em perda da estabilidade pode sobrecarregar outras estruturas, como os meniscos e cartilagens, ocasionando outras lesões secundárias, piorando ainda mais o quadro clínico do paciente e as complicações futuras neste joelho.

✍Listamos alguns fatores que propiciam as lesões:

👉Idade;
👉Gênero;
👉Volume e Intensidade da prática;
👉Nível do Praticante;
👉Empunhadura;
👉Transmissão de Vibração;
👉Tipo de Quadra de jogo.

Caso você tenha sofrido alguma lesão ou sinta dores procure a Ortotrauma!🥺

Compartilhar:
Precisa de Ajuda?