logo

Espaço Saúde

A atenção com a estrutura óssea é o tipo de cuidado que deve começar na fase inicial da vida – ensinada pelos pais – e se estender até o fim da vida.

Além da má postura, alguns comportamentos do dia a dia precisam ser observados e outros corrigidos. Só assim evitamos as complicações ortopédicas.

1 – Adapte objetos à sua altura e evite problemas na coluna: A falta de estrutura necessária pode gerar problemas ergonômicos e ortopédicos.

2 – Preste atenção na postura durante o uso do celular, tablet e computador: Nos consultórios é cada vez mais comum os pacientes se queixarem de dores no pescoço e, também, na região lombar. Isso pode ser um reflexo do uso inadequado dos aparelhos, aos quais passamos conectados grande parte do dia.

3 – Tire o peso dos ombros das crianças… Os cuidados com as bolsas e mochilas devem ser tomados já nas fases iniciais da vida escolar. Neste período, o risco de problemas na estrutura óssea é ainda mais grave, trazendo impacto ao longo de toda a vida! Em crianças, o peso da mochila não pode ultrapassar 10% do peso da própria criança, sua altura deve ser regulada e não pode ser maior do que as costas.

4 – Fica muito tempo sentado? Use apoio para os pés. O não uso do apoio pode causar desconforto, má circulação, varizes, inchaço e formigamento, entre outras complicações. Quando não apoiados, os pés influenciam o alinhamento da coluna, o que pode causar lombalgia, cervicalgia, torcicolo etc.

5 – Escolha calçados adequados.

Procure usar calçados confortáveis, adequados ao seu tipo de pisada e forma do pé.

Quais dessas mudanças você ainda precisa adotar em sua rotina?

Sentir dor em qualquer parte de seu corpo, não é normal. Procure um ortopedista!

Compartilhar:
Precisa de Ajuda?