logo

Espaço Saúde

O isolamento social forçou o mundo inteiro a passar mais tempo em suas casas para prevenção da Covid-19. Entretanto, quanto maior esse tempo, maiores são os riscos de acidentes domésticos e um grupo em que a atenção deve ser redobrada são os idosos.

O Dr. Juliano Paradela, da Clínica Ortotrauma, explica que um dos fatores agravantes para a ocorrência de acidentes domésticos é o sedentarismo, pois a musculatura pode acabar enfraquecendo e tornando as quedas mais perigosas. Por isso, a atividade física, ganha caráter ainda mais importante durante a quarentena. Estes exercícios devem ser feitos com o auxílio de um profissional a fim de evitar o risco de lesões. Ele explica ainda, que elas podem ser realizadas em casa, desde musculação, com pesos improvisados, a natação e hidroginástica, para quem tem piscina em casa, por exemplo.

Ele ressalta também que é necessário que o idoso tenha um ambiente seguro para minimizar ao máximo o risco de acidentes. É importante a instalação de corrimão nos locais de maior acesso e que tem um pouco mais de risco, colocar tapetes antiderrapantes no box do banheiro, evitar tapetes pequenos pela casa, sandálias no chão próximas da cama e qualquer objeto que podem fazê-los tropeçar e ocasionar uma queda. Um cuidado que deve ser tomado é evitar pegar peso, pois pode lesionar a coluna.

Compartilhar:
Precisa de Ajuda?