logo

Espaço Saúde

GENU VALGO

É a deformidade que se caracteriza pelo fato de ter os joelhos muito juntos, ou para dentro (membros em tesoura ou em X). Consiste em uma angulação medial do joelho e desvio para fora do eixo longitudinal da tíbia e do fêmur. Nos casos mais estruturados, as pontas distais do fêmur e da tíbia são rodadas para fora pela tração do bíceps femoral e tensor da fáscia femoral, e o corpo distal da tíbia desenvolve uma torção interna compensatória. No desequilíbrio do arco plantar ocasiona o pé pronado e plano. O genu valgo fisiológico nas crianças normalmente, se apresenta entre 2 e 6 anos de idade; podendo às vezes, apresentar dores ao nível dos membros inferiores. O diagnóstico diferencial deve ser feito com raquitismo, tumores, infecções, paralisia cerebral, lesões na zona de crescimento, etc. Nas crianças, o genu valgo, na grande proporção, corrige-se espontaneamente (entre 2 e 6 anos). O uso de aparelhos corretores (palmilhas, botas e tênis ortopédicos) recomendados por muitos médicos é de indicação discutida por outros. O aumento do peso corporal é um dos fatores que contribui para o desequilíbrio estático genu valgo. Vale ressaltar que, o excesso de peso corporal é responsável por desequilíbrios musculares na articulação do joelho. Pesquisas apontam que, 75% de joelhos valgo da infância são de origem estática, decorrentes de hipotonia muscular e aumento do peso corpóreo, relacionado a crianças mais adiposas, com abdome volumoso e que tendem a caminhar de pernas abertas. Existem parâmetros clínicos, através de medidas, e parâmetros radiográficos que podemos definir se a deformidade requer tratamento cirúrgico (para os casos de grandes deformidades) ou clínico. Muitas vezes é a hipermobilidade da articulação do joelho que vem a acarretar o genu valgo, ou seja pode estar havendo uma frouxidão articular generalizada , por isso ela é mais comum em crianças pequenas. No caso do genu valgo ocorre frouxidão do ligamento colateral medial do joelho.

GENU VARO

É a deformidade que se caracteriza pelo arqueamento dos membros inferiores. É conhecido como “pernas curvas” ou “cambota”, consiste numa angulação externa da articulação do joelho, com o eixo do fêmur e da tíbia desviando-se medialmente. Pode desequilibrar os arcos plantares ocasionando o pé supinado, tendão calcâneo varo. No recém-nascido e até 01 ano de idade, o genu varo leve ou moderado é comum e normal. Assim que a criança começa a andar, a deformidade se corrige espontaneamente conforme a criança vai se aproximando os 24 meses, o que gera muita dúvida por parte dos familiares, sendo motivo de visitas aos consultórios médicos especializados. Nestes pacientes é importante o diagnóstico diferencial com doença de Blount, raquitismo, lesões na zona de crescimento, etc. Normalmente ocorre nas deformidades que persistem após os 24 meses. O genu varo fisiológico nas crianças, não há necessidade de tratamento, pois a deformidade se corrige espontaneamente até os 2 anos de idade.

TRATAMENTO

Na grande maioria dos casos tanto o genu varo como o genu valgo são apenas alterações do desenvolvimento. Fisiológicas. Corrigem-se espontaneamente. O uso de calçados ortopédicos ou palmilhas é controverso e tem resultados variáveis. Podem auxiliar no controle da dor assim como a fisioterapia.

O tratamento de tais deformidades em crianças para tais é individualizado para cada caso e o resultado depende da gravidade de cada patologia. Por exemplo, no genu varo provocado pela doença de Blount, são notados bons resultados com o uso de órteses de polipropileno longas com cursor medial até a idade de 3 anos e, dependendo da deformidade e da idade dessas crianças, é realizadas a osteotomia valgizante de tíbia, infratuberositária e fixação com grampos. Muitas vezes quando se observa na criança uma frouxidão ligamentar do colateral medial (genu valgo) o tratamento vai objetivar prevenir um estiramento adicional deste, e isso pode ser feito através da educação postural, justamente procurando evitar as posições que geram tal estiramento. O mesmo propósito é válido para o genu varo. No adulto, é diferente, pois tais deformidades são seqüelas de fraturas, de genu varo/valgo da infância, na maioria das vezes. Portanto, o tratamento é quase sempre cirúrgico.

 

Compartilhar:
Precisa de Ajuda?