logo

Espaço Saúde

Existem muitas especulações a respeito dessa condição e é por esse motivo que nossa equipe veio desmistificar algumas dúvidas sobre a escoliose.

A CIRURGIA É O ÚNICO TRATAMENTO PARA A ESCOLIOSE! – MITO
Quando diagnosticada na infância ou na adolescência, a escoliose pode ser tratada com coletes e atividades físicas. Porem em casos mais acentuados, normalmente com curva acima de 40° a 45°, a cirurgia é indicada.

EXISTE APENAS UM TIPO DE ESCOLIOSE. – MITO

Existem vários tipos de escolioses, sendo as mais frequentes: idiopática, aquela que ainda não sabemos a causa, sendo a mais comum de todas; a neuromuscular: proveniente de fraqueza muscular e a congênita, que é mais rara de todas essas, onde a criança já nasce com o problema.

QUEM TEM ESCOLIOSE PODE FAZER QUALQUER EXERCICIO FISICO. – MITO

É importante fazer exercício sim, pois eles quando assistido por um profissional qualificado melhoram muito as condições de saúde de quem tem escoliose, mas deve-se tomar cuidado com as atividades que causam maior impacto na coluna ou que exigem mais esforço.

PRATICAR NATAÇÃO AJUDA NO TRATAMENTO DA ESCOLIOSE.- VERDADE

A natação corrige a curva escoliótica, mas o exercício é benéfico porque além de trabalhar o fortalecimento muscular, promove o alongamento de forma equilibrada, utilizando os dois lados com as mesmas intensidades.

Compartilhar: