logo

Espaço Saúde

Será que você precisa abrir mão do chocolate pra deixar de sentir dor? Bom, não necessariamente… Vamos lá 👇🏼

A verdade é que não há evidências que associem o consumo de chocolate à piora de dores.

No entanto, é importante considerar alguns pontos:

❗Inflamação: chocolates com alto teor de açúcar, gorduras saturadas e aditivos podem contribuir para a inflamação no organismo – por sua vez, a inflamação crônica pode agravar condições de dor, como artrite e fibromialgia. Portanto, é recomendado moderação no consumo de chocolates com ingredientes menos saudáveis.

❗ Peso corporal: o consumo excessivo de chocolate pode contribuir para o ganho de peso – isso coloca pressão adicional nas articulações, agravando a dor em pessoas com lesões articulares (artrose, por ex.) ou dores crônicas.

❗ Sensibilidade individual: cada pessoa pode reagir de maneira diferente ao consumo de chocolate. Algumas pessoas relatam que certos alimentos, incluindo o chocolate, podem desencadear ou agravar suas dores.

Lógico, o coitado do chocolate não age sozinho na causa da dor. Existem muitos outros fatores relacionados ao estilo de vida como um todo.

Mas calma! Você não precisa abrir mão do seu chocolate 🍫

💡 Até porque quando o cacau, em sua forma puram, contém compostos naturais, como flavonoides, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

👉🏼 Então, se você não possui nenhuma sensibilidade alimentar, o consumo moderado de chocolate amargo (mais cacau e menos açúcar), e preferencialmente com ingredientes mais saudáveis, não costuma ser prejudicial.

Adicionar o cacau em pó 100% ou nibs à preparações do dia a dia é uma ótima forma de cuidar do corpo 👍🏼

E você? É fã de um chocolatinho amargo ou gosta só dos doces?

Compartilhar:
Precisa de Ajuda?