logo

Espaço Saúde

As entorses são provocadas por uma excessiva distensão dos ligamentos e das restantes estruturas que garantem a estabilidade da articulação, originada por movimentos bruscos, traumatismos, uma má colocação do pé ou um simples tropeçar que force a articulação a um movimento para o qual não está habilitada.

Os graus são variáveis. Pode ser leve, moderado ou grave conforme a sintomatologia e estruturas lesadas. Normalmente se utiliza um protocolo de tratamento chamado PRICE (proteção com uso de muletas, repouso, gelo, compressão com faixas ou bandagens para evitar o edema e elevação do membro).

A fisioterapia tem papel fundamental no tratamento e prevenção de recidivas das entorses do tornozelo. De um modo geral, na população de modo geral e em atletas amadores, o tratamento é conservador com as medidas mencionadas anteriormente. Em atletas profissionais há uma tendência maior ao tratamento cirúrgico.

Cada caso deve ser avaliado individualmente. O ortopedista deve estar atento as lesões associadas (lesões osteocondrais do tálus, rupturas tendíneas, fraturas…).

A melhora dos sintomas pode variar em algumas semanas. É importante é seguir o tratamento para evitar dor crônica e instabilidades.

Dr. Luciano Moraes Brasil

Compartilhar:
Precisa de Ajuda?