logo

Espaço Saúde

Você sabia que existem cirurgias que podem possibilitar ganhos motores importantes para independência de pacientes tetraplégicos? Ou seja, com o tratamento, os pacientes passam a ter novamente movimentos que não tinham mais e, com isso, podem realizar muitas atividades da vida diária sem precisar de auxílio!

Entre as prioridades do tratamento, podemos destacar:

Ganho de extensão do cotovelo (para os pacientes que ainda não tem): muito importante para realizar transferência da cama para cadeira, para utilizar de forma mais independente uma cadeira de rodas e para atingir algo que esteja em um local mais alto (acima do nível da cabeça).

Movimento de pinça: Geralmente a pinça fornecida com a cirurgia é a conhecida como pinça lateral ou pinça de chave, realizada entre o polegar e o meio do indicador. Permite, entre muitas outras coisas, que o paciente utilize talheres e escova de dente, por exemplo, sem necessitar de adaptação.

Movimento de preensão: é o movimento de fechamento dos dedos, para segurar diversos objetos.

O que pode ser feito dependerá dos movimentos que o paciente já possui (importante ressaltar que nem todos os pacientes são candidatos ao tratamento). Avaliação especializada, com exame físico cuidadoso, é fundamental para que todo o potencial de ganho funcional seja aproveitado e o paciente tenha o melhor resultado final possível.

Procure e agende com um de nossos especialistas.

Compartilhar:
Precisa de Ajuda?