A cartilagem da patela tem, em média, 5 mm de espessura (a mais espessa do corpo) e serve para amortecer as enormes pressões que são aplicadas à mesma no dia a dia.
O termo condromalácia significa “amolecimento da cartilagem”.
Ela ocorre por um excesso de pressão entre a cartilagem da tróclea femoral e a cartilagem da patela.
Essa patologia normalmente provoca dor na parte da frente do joelho e estalidos, principalmente quando a pessoa se agacha, corre, se levanta da cadeira ou sobe e desce escadas.
É mais frequente nas mulheres, mas acomete também os homens. O fato de ser mais comum nas mulheres tem relação com o eixo da perna das mulheres, que normalmente é valgo (joelho em “x”, “para dentro”), dentre outros fatores.
A pressão da patela sobre o femur pode chegar a 3 vezes o peso do corpo para subir e descer escadas, por exemplo, e 7 vezes o peso corporal com flexão maior que 90 graus. Em um salto, por exemplo, essa pressão pode ser ainda mais importante. Por isso, exercícios como corrida, agachamento, “leg press”, podem precipitar uma crise dessa doença.
Ela ocorre devido a uma hiperpressão (pressão maior que o habitual) entre a patela e o fêmur durante o movimento de flexo extensão (dobrar e esticar) do joelho. Pode ser também provocada por lesões traumáticas agudas ou repetitivas no joelho como, por exemplo, ao realizar chutes repetidos com o joelho ou até mesmo subir e descer escadas, ou ainda cair sobre os joelhos.
Quais os principais sintomas da Condropatia patelar?
O principal sintoma é a dor na face anterior do joelho que piora com os movimentos de flexo extensão ativa. A dor é uma queixa comum para subir e descer escadas, pisar na embreagem, abaixar, dor ao levantar depois de ficar muito tempo sentada (exemplo ao levantar do ónibus ou sair do cinema), por isso durante algum tempo essa doença ficou conhecida como síndrome do cinema.
Quais as formas de tratamento da condromalácia patelar?
O tratamento normalmente é não cirúrgico. Medicação e fisioterapia adequados normalmente curam a condromalácia. Atualmente existem medicações como o Ácido Hialurônico (Euflexxa , Synvisc ), que cumpre a função de fazer uma Viscossuplementação no joelho para proteger a cartilagem e repará-la adequadamente. O Ortopedista Especialista em Joelho poderá avaliar melhor e instituir a terapêutica adequada para cada caso.
Recomendações mais frequentes no tratamento da condromalácia
O melhor tratamento deverá ser determinado pelo seu ortopedista.
Algumas recomendações:
- Diminuir ou parar com exercícios e esportes de alto impacto (como o futebol, vôlei, basquete, corrida, etc) ou atividades suspeitas de causarem a lesão. Natação é um excelente exercício para manter o condicionamento físico sem afetar o joelho.
- Reforçar os músculos fracos para reequilibrar biomecanicamente o joelho, fazendo exercícios leves e de baixo impacto. É especialmente importante reforçar o músculo vasto medial, glúteos e rotadores do quadril. para equilibrar as forças atuantes sobre a patela.
- Evitar a sobrecarga e o “overtraining”.
- O alongamento das estruturas posteriores da coxa é muito importante no tratamento da condromálacia patelar.
- Colocar gelo no joelho após os exercícios, com o joelho esticado, por 20 minutos.
- Evitar subir e descer escadas.
- Garantir lugar suficiente para a perna no carro ou no seu lugar de trabalho, evitando manter o joelho flexionado mais de 90 graus por muito tempo.
- Manter boa postura e evitar cruzar as pernas por longos períodos.
- Quando estiver deitado, não deixar o peso do corpo pressionar ou mover a patela, usando um travesseiro para manter os joelhos levemente separados e as patelas no lugar.
- Usar sapatos confortáveis, principalmente durante os exercícios, o ideal é usar o tênis.
- Perder o sobrepeso ajuda muito no tratamento.
- É imprescindível fazer uma avaliação com um ortopedista especialista em joelho, seguido de um fisioterapia ou professor de educação física para receber o tratamento correto.
Recomendações mais frequentes no tratamento da condromalácia
A viscossuplementação é um tipo de tratamento utilizado para repor os fluídos (líquido sinovial) nas articulações com desgaste ou inflamação. De uma forma mais prática seria como colocar um “lubrificante” entre as estruturas ósseas e cartilaginosas das articulações, para que diminua o impacto e a dor.
Nos pacientes que possuem inflamação da cartilagem o líquido sinovial, já existnte nas articulações do corpo, podem estar menos viscoso que o normal, o que provoca um aumento de atrito maior entre as cartilagens.
A viscossuplementação pode proporcionar alívio significante dos sintomas, além de ser um procedimento muito seguro para os joelhos. Oferece:
- Alívio da dor significativamente maior do que com placebo
- Oferece até 6 meses de alívio da dor com uma aplicação
- Baixa incidência de efeitos colaterais
Dr. Danilo da Silva Lobo