logo

Espaço Saúde

O futebol é o esporte mais praticado em nosso país tendo um grande número de adeptos. Por ser um esporte de contato, os traumas e lesões ocorrem com muita frequência. Além do preparo físico, fatores como treino em excesso, noites mal dormidas, alimentação errada, aumento de peso e até mesmo o uso de anabolizantes, são determinantes para o surgimento de lesões em atletas, por esse motivo, o aquecimento e alongamento, antes da prática, é fundamental para evita-las.

O tornozelo e o joelho são as regiões mais afetadas, tendo lesões ligamentares mais frequentes, sendo este último o mais prejudicado exigindo afastamento prolongado assim como cirurgias. Lesões musculares também são muito comuns.

A melhor maneira de proteger cada uma dessas áreas é fortalecer a musculatura, alongar, aquecer e, principalmente, nunca realizar a atividade quando estiver cansado. Além disso, durante os jogos, nunca dispense equipamentos de proteção, como tornozeleiras, joelheiras e caneleiras. Lembrando ainda que a prática da atividade física deve ser sempre precedida de uma consulta médica seja com o cardiologista e o ortopedista e, supervisionada por um educador físico.

Compartilhar:
Precisa de Ajuda?