logo

Espaço Saúde

A cartilagem da patela é muito solicitada em movimentos como subir e descer escadas e agachar. “Hoje, a condromalácia patelar é considerada a principal causa de dor crônica anterior do joelho, por vezes referida como síndrome patelofemoral”, ressalta o ortopedista Danilo Lobo, especialista em cirurgia do joelho na clínica Ortotrauma. “O problema acomete 70 a 80% da população mundial e continua sendo objeto de estudos pelo mundo todo”, expõe.

Quando a condromalácia ocorre, a cartilagem da patela amolece e vai perdendo sua capacidade de absorver impacto. Isso leva à sobrecarga do osso logo abaixo, também chamado de subcondral, causando dor. Dentre as causas da síndrome, doutor Danilo enumera: envelhecimento, alterações anatômicas, traumas no esporte, distúrbios biomecânicos, portadores de hiperfrouxidão ligamentar, pertencer ao sexo feminino (a condromalácia tem uma grande prevalência entre mulheres), bem como o excesso de peso.A condromalácia patelar, assim como qualquer condropatia, é uma doença de evolução lenta e progressiva. Segundo o ortopedista, havendo progressão da doença o joelho pode começar a inchar, levando à perda de força muscular do quadríceps (anterior da coxa). “Em estágios mais avançados, a atrofia torna-se intensa com muita fadiga muscular e dificuldade nos movimentos do dia-a-dia como caminhar e subir escadas”, informa.

No que diz respeito ao diagnóstico, doutor Danilo ressalta que a ressonância magnética ajuda na avaliação da cartilagem articular. Já as radiografias podem ajudar na avaliação dos casos mais avançados, quando o paciente já desenvolveu artrose. “O tratamento buscar o controle da dor, seguido pela melhora na mobilidade das estruturas ao redor do joelho, recuperar a força e o controle da musculatura envolvida e correção dos movimentos e do gesto esportivo”, finaliza.

Clique no link e veja o video em que o Dr Danilo explica sobre: https://www.instagram.com/p/CJBWWmJgm8A/

Compartilhar:
Precisa de Ajuda?